quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Edital Aluno Especial 2013/1


UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL – 2013/1
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA


A Universidade Federal de Pelotas, em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da  Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política tornam público, para conhecimento, o processo de seleção de candidatos interessados em cursar disciplinas optativas como aluno especial do referido Programa, nos termos estabelecidos neste Edital.

I - DA INSCRIÇÃO

1. As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas optativas como aluno especial no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPel estarão abertas entre os dias 25 e 26 de fevereiro de 2013, das 14h às 18h, na Secretaria do PPGCPol, na Rua Cel. Alberto Rosa, 154 – 2º andar – Pelotas/RS .
2. Os interessados em cursar disciplina optativa como aluno especial no Curso de Mestrado em Ciência Política, poderão solicitar inscrição em somente uma entre as disciplinas oferecidas no primeiro semestre de 2013.
3. Poderão inscrever-se como candidatos os graduados em Ciências Sociais e áreas afins.
4. É obrigatório o preenchimento do Requerimento de Inscrição obtido na página do Curso (http://www.ufpel.edu.br/isp/ppgcpol/index.htm) ou na Secretaria do Curso, na Rua Cel. Alberto Rosa, 154 – 2º andar. O requerimento de Inscrição deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:

a) Fotocópia do Diploma de Graduação ou atestado de conclusão de Curso que deverá ser substituído pelo primeiro no ato de efetivação da matrícula.
b) Curriculum Vitae (CV Lattes) documentado.
c) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação.
d) Fotocópias da Carteira de Identidade, CPF, do Título de Eleitor, do Certificado de Reservista e da Certidão de Nascimento ou Casamento.
e) Duas fotografias 3x4.
f) Comprovante de pagamento de uma taxa de inscrição no processo seletivo no valor de
R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), depositada na conta nome “Projeto Ciência Política”, a seguir indicada: Banco do Brasil; Agência nº: 4468-7; Conta nº: 15.022-3.

5. Juntamente com o Requerimento de Inscrição, o candidato deverá apresentar uma carta de intenções (no máximo com duas páginas, digitadas em espaço dois, fonte Times New Roman, corpo 12, papel A4, margens 2,5 cm), na qual apresentará os motivos pelos quais se interessa em cursar a disciplina. Podem ser anexados documentos que comprovem o(s) motivo(s) exposto(s) na carta de intenções.

6. Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente à Secretaria do Curso poderão se inscrever enviando toda a documentação e o requerimento de inscrição via Correio (Sedex), desde que seja respeitada a data limite de postagem de 21 de fevereiro de 2013, ou se fazer representar por outra pessoa devidamente autorizada por procuração. Não serão aceitas as inscrições enviadas após essa data.
7. Mais informações podem ser obtidas na secretaria do Curso Rua Cel. Alberto Rosa, 154 – 2º andar, pelos telefones (53) 3284-5543; (53) 3284-5542, ou pelo e-mail: ppgcpol@gmail.com.

II - DA SELEÇÃO

O Colegiado do Curso, no ato da seleção, levará em consideração os motivos apresentados na carta de intenções e as ações profissionais do candidato frente aos conteúdos das disciplinas.

III - DAS VAGAS

As vagas oferecidas para alunos especiais são decorrentes do não preenchimento pelos
alunos regulares e estão assim disponibilizadas:

Disciplina: Teorias do Discurso
Total de vagas: 6 (seis) vagas
Dia e Horário: quinta-feira, das 14h às 17h50min
Local: IFISP- Rua Cel. Alberto Rosa, 154
Ministrante: Prof. Dr. Daniel de Mendonça
Carga horária/créditos: 68 h/ 4crs
Ementa. Ementa. Ideologia: concepções, temáticas clássicas e contemporâneas. Discurso e Ciências Sociais: enfoques e perspectivas teóricas. Pós-estruturalismo, psicanálise e política: uma leitura lacaniana da teoria política. Teoria do discurso de Ernesto Laclau: pós-marxismo, ideologia e a materialidade do discurso. Práticas articulatórias, hegemonia e significantes vazios. Ernesto Laclau e o discurso populista.

Disciplina: Políticas Públicas
Total de vagas: 6 (seis) vagas
Dia e Horário: sexta-feira, das 14h às 17h50min
Local: IFISP- Rua Cel. Alberto Rosa, 154
Ministrante: Profa. Dra. Patricia Rodrigues Chaves da Cunha
Carga horária/créditos: 68 h/ 4crs
Ementa. A Ciência Política e a análise de políticas públicas. Estruturas institucionais e arenas decisórias: burocracia, grupos de interesse, grupos de pressão, sociedade civil e lobbies. Histórico, definição e tipologias de política pública. As teorias sobre a ação do Estado: o pluralismo/elitismo; neo-marxismo; neoinstitucionalismo; teoria da escolha racional; abordagens cognitivas. O Estado contemporâneo e as transformações nos paradigmas das políticas públicas: reestruturação dos sistemas de proteção social; novo gerencialismo público; descentralização, empowerment, capital social e participação social. Sistema político brasileiro e o processo decisório: república, democracia, federalismo, partidos políticos, eleições e gestão do Estado. Estudos comparativos. Planejamento e avaliação de políticas públicas.


IV – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Os resultados da seleção, data e horário das matrículas serão divulgados na página do Curso na internet (http://www.ufpel.edu.br/isp/ppgcpol/index.htm) e no blog do Curso (http://www.mestradocienciapoliticaufpel.blogspot.com.br/).

V - DISPOSIÇÕES FINAIS

a) A inscrição neste processo de seleção implica a aceitação plena de todos os termos
emitidos nesse Edital.
b) Os interessados que tiverem sua solicitação deferida e não comparecerem no dia estipulado para matrícula, não poderão fazê-la em outra data.
c) Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Curso em Ciência Política.
d) O que não estiver previsto neste Edital segue o Regimento dos Cursos Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas.
  

Pelotas, 23 de janeiro de 2013.


___________________________________
Prof. Daniel de Mendonça
Coordenador


___________________________________
Profa. Denise Petrucci Gigante
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação


De acordo:


________________________________
Prof. Mauro Augusto Burkert Del Pino
 Reitor